domingo, 23 de maio de 2010

De um Rei, Robert Nesta Marley


Bob Marley lançou mais de 10 albuns, e fez mais de 100 espetaculos, e cantou mais de 1000 musicas. Grandes feitos para um homem que morreu aos 36 anos de idade, e que fez grandes coisas, 11 filhos por exemplo!!! Pedir que se saiba tudo acerca da vida de Robert Nesta Marley é muito... De certa forma pesado.
Então vou dizer algo aqui que sugiro que se saiba, um resumo que eu fiz, e que pretendo contar para as pessoas sempre que me pedirem que fale sobre o meu maior heroi. Das suas inumeras canções, 4 dão a ele a grandiosidade que faz dele o maior Pop Star do terceiro mundo, o primeiro e unico a ter a sua estrela na calçada da fama, lá em Hollywood.
Essas 4 musicas me dão a certeza que Deus colocou a mão e permitiu que Marley falasse ao mundo inteiro as palavras divinas que ouviu um dia, num lugar sagrado. são elas:

- ONE LOVE - Onde ele, filosoficamente retrata um mundo diferente, onde todos nós nos sentimos bem, e caminhamos juntos, com amor, e com felicidade, one love se parece a "eu tenho um sonho" de Luther king, mas é maior, porque foi dito por um Homem do terceiro Mundo.

- TRENCHTOWN ROCK - Nesta musica ele começa dizendo "one good thing about music, when she hurts you fell no pain", e ele nao para ai, nela Marley fala sobre a famosa cidade Trincheira, onde ele cresceu e fez desse pedaço de terra um dos mais conhecidos do Globo, embora muito pobre, muita gente ja falou de Trenchtown, uma terra lá na Jamaica, onde as pessoas não sentem dor...

- NO, WOMAN NO CRY - "so dry your tears, I seh..." não poderia ter começado melhor, "não mulher não chores..." Poucas pessoas mandaram uma mensagem tão linda para as mulheres do terceiro mundo. Em toda letra se vé apoio, e homenagem e respeito a nossas mães, irmãs, amigas, esposas, enfim, a todas as mulheres oprimidas.

- GET UP, STAND UP - Ele costumava encerrar muitos de seus espetaculos com essa canção, utilizava ela como um conselho, era seu ultimo conselho, porque depois de todo homem ver a Luz, o mais certo mesmo é levantar e caminhar!!!

Não apenas por esses 4 motivos, mas também por eles, o Bob estará sempre em meu peito, e a sua voz, e as suas crenças, e os seus principios.
E Kaya deve ser sim liberada, porque ela não é a droga, na verdade a droga é o que cada um faz de sua vida, porque, olhem os passarinhos, eles não estudam, não se sacrificam e nem abdicam de suas vidas, mas Jah cuida de todos eles, da melhor maneira!

Gonçalo Lacerda.

2 comentários:

  1. Penso que ninguém melhor que Gonçalo Lacerda para falar e dizer tudo em poucas palavras sobre Bob Marley, da maneira mais simples e bastante forte e significativa (tal como ele era), Gonçalo, nem eu tenho as palavras mais correctas para descreve-lo, mas tu tiveste. Parabens
    Diana Vitória Pereira

    ResponderExcluir