quinta-feira, 17 de junho de 2010

Capitalismo versus Comunismo.


Quando vivia na casa de meus pais era um dos poucos patinhos feios.
Desde muito cedo meus pais nos passaram o seguinte diferencial: alguns filhos eram mais beneficiados e outros um pouquinho muito menos beneficiados.
Então era bem comum ver alguns de nós comendo bife e fritas, e outros arroz, ou massa. Às vezes minha mãe trazia sorvete de morango, mas era só para os escolhidos. Às vezes havia saídas para parques de diversão, ou para o cinema, ou até mesmo para ir à casa de algum familiar, mas esse era um privilégio de poucos irmãos, só alguns iam. Aliás, eu nunca estava incluído nesses momentos divertidos, eu era um dos patinhos feios.
Nem vou me prolongar mais nessa historia fictícia. Ela é horrível, demasiado dura, até acredito que pai algum cria esse ambiente em casa.
Minha família sempre foi numerosa. Cresci com seis irmãos de sangue e mais três adotados. Sempre dividi meu quarto com vários irmãos. E na mesa nunca tinha lugar pra todos ao mesmo tempo, hehehe, então se priorizava os mais velhos.
As prioridades em minha casa nunca foram relacionadas a ‘’patinhos feios’’ ou ‘’patinhos lindos’’, mas havia prioridades: quando tínhamos pouco leite, a prioridade era para os mais novos. Quando aprontávamos, os mais velhos normalmente apanhavam, os mais novos não.
Hoje o Miguel me falou que não estava gostando nada ‘’desses meus pensamentos comunistas’’, mas raios, qual é a diferença entre os pais da minha história fictícia, lá de cima e o Capitalismo Imperialista?
O presidente Lula criou a ‘’bolsa família’’, uma renda para famílias que não possuam possibilidades de sustento próprio - e muitos brasileiros o crucificaram.
Obama pretende modificar o programa de saúde dos EUA, de forma que quem não tiver possibilidades de pagar o tratamento, seja tratado por conta do Estado – e muitos Americanos estão contra.
Em Cuba os médicos e os professores recebem um salário básico do Estado, e não recebem pessoalmente dos pacientes, aliás, o serviço de saúde em Cuba é gratuito. O serviço educacional também. Mas Cuba é socialista, e sofre sanções econômicas do Mundo inteiro, porque o comunismo é criminoso.
Sabiam que grande parte da população Norte-Americana defende que os pobres não merecem caridade porque se são pobres é porque não lutaram para não ser (pelo menos os Republicanos defendem).
E o José Serra já me deu mostra que é à favor da desigualdade entre os brasileiros, aquele papo dele de que o Lula criou demasiados impostos e que o povo brasileiro esta demasiado sobrecarregado de impostos me parece elitismo. Ele só está preocupado com os impostos dos ricos capitalistas brasileiros. Só por essa sede hierarquica, darei meu voto a Dilma, a primeira mulher eleita presidente da Republica do Brasil.
Até vou encerrar aqui esse papo sobre capitalismo versus comunismo.
Não sou comunista, mas também não sou capitalista. E assumo que tenho uma grande inclinação pela teoria comunista, porque a considero social, considero o socialismo como a política em que fui criado, meus pais sempre trataram de todos os filhos por igual, e passamos por diferenciações, mas eram diferenciações simples, humanas, compreensíveis. E eu não entendo quando tentam me convencer que algum filho tenha milhões e outro filho não tenha sequer tostões, para comprar um pão.

Gonçalo Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário