quarta-feira, 30 de junho de 2010

Sonhei que tudo era mentira sonhei...


Sempre quiz usar dreadlooks. Desde pequenininho.
Não tão pequeno, rsrsrs.
Quando tinha meus 16 anos conheci o Zito - até hoje ele é o meu melhor amigo. As vezes ficamos varios dias sem se falar, mas ele está lá para mim, e eu estou aqui para ele. E sempre que falamos ou estamos juntos é uma festa.
Bem no principio da nossa amizade aconteceu algo que me fez sonhar com os dreds. Zito encontrou um CD antigo do Bob Marley entitulado ''soul rebel''.
E meio desinteressados colocamos a tocar. A primeira musica era exceçente, começava logo dizendo:
''Eu sou um rebelde, uma alma rebelde..."
Aquilo era profundo...
'' Veja o sol da manha, o sol da manhã
Ao lado da montanha,
Se você não esta viajando, viaje
Você tem que viajar..."
Ouuuuuuuuuu...
Quem nunca quiz viajar?
Me identifiquei com aquilo, o som, a letra, a musica, a vibração - tudo era tão positivo!
E sem que nós quisessemos, a primeira terminava e misticamente entrava a segunda...
Chorei a primeira vez que ouvi, e continuo chorando até hoje toda vez que oiço ''Chances are''.
Nela o Bob dizia:
''Embora meus dias são preenchidos de tristeza eu vejo anos brilhantes amanhã...
Lidar com a solidão, eu vou derramar algumas lagrimas...
Chances, nós teremos de vencer...''
Não era apenas essas duas, tinha muito mais: stir it up, put it on, sun is shinning, reaction, no water, there she goes e por ai.
Só que aquele disco não era apenas um cd de reggae. Era O CD DE REGGAE, puro som, musicas puras ali, dos anos 60, epoca em que o reggae era virgem e ainda não estava sendo consumido pela Europa, pela América... Dava pra sentir a voz do Bob ou do Peter Tosh com emoção sabes, profundo... E o ritmo, sim o ritmo era black, africano.
Naquele cd só podiamos ouvir algumas musicas, outras não dava porque a superficie estava demasiado discada.
E eu e meu amigo passavamos noites em branco ouvindo e falando sobre, muitas traduções saiam imaginarias, mais pelo ritmo do que pelas letras.
Poucas pessoas sentiam o que nós sentimamos.
Naquela epoca descobrimos que queriamos ser rastaman's.
Poooo já passaram quase 10 anos. Nem eu, nem o Zito usa cabelo com dreads.
Acredito que muita gente me considera louco, só pelo facto de viver a vida dizendo que sou um rasta...
''Rasta??? Mas sem cabelos??? kkk''
E quem disse que o rastaman é aquele que usa dread?
Sim, também é, mas nem todo cara que usa dreadlooks é rasta, assim como nem todo cabeça rapada é crazy baldhead.
Yah, eu sou rasta, desde minha nascença. Principalmente porque eu sinto, fecho os olhos e acredito, eu supero todos os demônios do Mundo com amor... E sempre olhei para dentro de mim, nunca me preocupando com o que os outros dizem ou fazem, eu sempre me preocupei com as coisas certas.
E usar dreadlooks é o certo, porque nele está a força, a vitalidade do Homem.
Como pode o Homem repudiar, cortar algo que Jah deu pra ele???
Eu não cairei, embora muitos no Mundo continuem caindo. Porque cada um pagará por seus atos quando um dia - mais lá para frente - estivermos na frente do Pai.
Então deixarei meus cabelos livres. Jah Rastafar I.

Gonçalo Lacerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário